sábado, 9 de janeiro de 2010

BARRA-MANTEIGA



Esta é uma brincadeira para grandes grupos. Os jogadores ficam enfileirados lado a lado em duas linhas paralelas com certa distância. Um porta-voz de uma das equipes vai até a outra, dá tapinhas nas mãos estendidas e, após dar o último tapa, corre de volta para seu território, perseguido pelo adversário.Quantos jogadores:
4 ou mais pessoas
, divididas em dois times.

Onde brincar
Quadra, galpão ou
rua com pouco movimento. Traçam-se no chão duas linhas paralelas com uma distância de entre 8 m e 15 m.

Regras

O jogo começa com os participantes de cad
a time enfileirados lado a lado nas respectivas linhas. Os adversários ficam de frente uns para os outros.

Um jogador do time que começar sai da linha
e se dirige até a do time rival. Os adversários estendem a mão com a palma para cima e ele bate em cada uma seguindo o ritmo da música:

“Barra-manteiga, na fuça da nega
Minha mãe mandou bater nesta daqui
1, 2, 3!”
CAMPO DE BARRA MANTEIGA
A última batida é mais forte e o jogador deverá correr de volta para seu time. O dono da mão, por sua vez, corre atrás e tenta pegar o adversário antes que este atravesse a linha. Antes de dar a batida final, o jogador pode demorar o tempo que julgar necessário para tentar pegar o outro de surpresa e ter tempo de fugir. Se conseguir, o rival que o perseguiu passa a fazer parte de seu time. Se for pego, ele é quem vai para o outro time.

Ganha a equipe que cehgar ao fim do tempo estabelecido com o maior número de jogadores. Se não houver limite de tempo, o jogo segue até que o último jogador de um time seja pego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes